IMPULSI! 2025 – “A música por vir: arte e tecnologia na pesquisa do século XXI” – é um evento que acontecerá presencialmente entre os dias 18 e 20 de setembro de 2025 na Universidade Estadual do Paraná, em Curitiba (PR), contemplando trabalhos nos idiomas português, inglês e espanhol. O objetivo central é discutir a temática do som como um campo transdisciplinar de problematização tecnológica, no qual abordagens criativas, experimentais e imersivas tornam-se ferramentas metodológicas diferenciais. Nos interessa debater o frequente distanciamento entre “música e tecnologia”, presente tanto nos departamentos de música quanto nos limites territoriais tradicionalmente estabelecidos das competências artísticas e musicais, que projetam uma noção de tecnologia distante e estrangeira, dotada de tecnicismos, de tecnocentrismo, de artificialidade e de tom futurístico. Na proposta de transcender esta visão, o IMPULSI! aparece como um espaço de conexão e provocação entre as subáreas das Artes (música, cinema, performance, vídeo-arte, dança etc.) e as áreas que dialogam com o pensamento artístico (educação, filosofia, antropologia, geografia, história, sociologia, comunicação, museologia, arquitetura, musicoterapia, biologia, áreas da saúde, engenharias, ciência da computação, geociências, física, matemática entre outras). Temos como intuito:

a) Delinear a criação musical como prática e meio essencialmente tecnológico;
b) Fomentar estudos avançados sobre som e tecnologias em perspectiva crítica das ciências hoje;
c) Buscar o fortalecimento de troncos comuns de pesquisa.

CHAMADA DE TRABALHOS

Os tópicos de interesse incluem (mas não se limitam a):

Educação e Pesquisa em Música
- As tecnologias nos currículos de música
- Tecnologias e paradigmas de ensino-aprendizagem
- Pesquisa artística e metodologias experimentais em música
- Objetivos das ciências hoje e a pesquisa nas artes

Tecnologia, Crítica e Reflexão Social
- Estudos do som e ecologia sonora
- Impactos da tecnologia no pensamento e nas linguagens musicais
- Implicações sociais e políticas das tecnologias musicais
- Direitos autorais e ética criativa na era digital

Identidade e Inclusão
- Tecnologia e racismo
- O feminino nas tecnologias musicais
- O papel da tecnologia nos debates de gênero e decolonialidade
- Representatividade LGBTQIA+ na cena das músicas e tecnologias
- Tecnologia, América Latina e povos originários

Inovação e Práticas Musicais
- Gambioluteria, estéticas da precariedade, bricolagem, falha, hacking
- Mentalidade criativa em contexto transmidiático
- Tecnologia como estética na música eletroacústica contemporânea

Espaços e Coletividade
- Tecnologias,  coletividade, democratização, interatividade e acessibilidade
- Novos palcos para música de concerto hoje: museus, redes sociais, bares, igrejas etc.
- Instalações performáticas, ambientes imersivos e realidades expandidas

História e Filosofia
- História e filosofia das tecnologias musicais
- Tecnologias e políticas da escuta
- Inteligência artificial para aplicações musicais
- Questões sobre técnica e processo culturais

Categorias

Todos os trabalhos serão apresentados presencialmente durante as mesas de debate. Ademais, os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento, com atribuição de DOI, e depositados na plataforma Zenodo. A chamada prevê o envio das seguintes categorias:

- Artigos curtos: apresentam pesquisas preliminares, com foco em resultados iniciais e metodologia. Até 2000 palavras.
- Artigos longos: relatam pesquisas completas, incluindo revisão de literatura, metodologia e discussões detalhadas. Até 6000 palavras.
- Relatos de experiência: descrevem experiências práticas e desafios enfrentados em projetos, destacando aprendizados e impactos reais. Até 3000 palavras.
- Ensaios: discutem temas teóricos, privilegiando ideias novas, permitindo liberdade na abordagem de conceitos. Até 3000 palavras.
- Pôster: exclusivo para estudantes de graduação ou pós-graduação. Formato A2, colorido, fonte tamanho 24.

Para as categorias de artigo, relatos e ensaios, toda submissão precisa ter no mínimo 1 (co)autor com titulação de doutorado.
A categoria de pôster é para alunos de graduação ou pós-graduação. O custo de impressão dos pôsteres será coberto pelo evento.

Normas de submissão

- Margens de 2 cm;
- Formato A4;
- Fonte do corpo de texto Times New Roman, tamanho 12;
- Espaçamento de 1,5 linhas;
- Serão aceitos textos em português, espanhol ou inglês.

Para diretrizes completas, utilize os templates abaixo, disponíveis para download:

Template artigo, relatos e ensaios
https://docs.google.com/document/d/1Ng5AAa3r4OoEymhdRRAcnV-v_IkA7JZZ/edit?usp=sharing&ouid=116091662183403619642&rtpof=true&sd=true

Template pôster
[em breve]

CRONOGRAMA

O cronograma do evento segue as seguintes datas:

Submissões: 15/02/2025 a 15/04/2025
Avaliação: 16/04/2025 a 16/06/2025
Resultado: 17/06/2025
Prazo versão revisada: 17/06/2025 a 17/07/2025
Inscrição para o evento: 17/07/2025 a 17/08/2025
Publicação dos anais: 18/09/2025
Início do evento: 18/09/2025

PROGRAMAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ

Campus: Escola de Música e Belas Artes do Paraná

Sede Barão: Rua Barão do Rio Branco, 370 – CEP 80010-180 - Curitiba/PR

Sede Tiradentes: Rua Saldanha Marinho, 131 – CEP 80410-150 – Curitiba/PR

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