Research Projects

PROJETO #1 🇧🇷

Como a tecnologia afetou e tem afetado a linguagem musical? [How has technology affected and continues to affect musical language?]

Instituição Proponente: Universidade Estadual do Paraná. Financiador: CNPq (Processo n°: 409750/2021-2)

Descrição: No repertório musical atual, há uma pluralidade de obras que fazem uso de diversificadas práticas composicionais com suporte tecnológico. O âmbito de nosso estudo se concentrará em responder ao seguinte problema: “Como a tecnologia afetou (e tem afetado) a linguagem musical nas últimas décadas?” Por meio de investigações sobre processos tecnológicos de geração sonora e análises musicais de obras selecionadas do repertório da atualidade, nos colocamos a tarefa de elucidar como a tecnologia impacta a composição musical. Ao invés de analisar somente a perspectiva composicional dos compositores em determinadas obras – suas decisões e estratégias –, assumimos o olhar da máquina. Seja com o emprego de softwares de síntese sonora e controle de áudio, de sintetizadores analógicos ou digitais, ou ainda com mecanismos de inteligência artificial, entre outros, entendemos que há uma forte interdependência entre técnica e poética cuja maior compreensão pode contribuir, tanto para fomentar a criação musical, como para o desenvolvimento de novas ferramentas de áudio. Dessa forma, ao se conscientizar da não neutralidade da técnica e do equipamento empregados, os compositores assumem uma distância crítica, na qual podem exercitar o distanciamento com o excessivamente familiar e conceberem, portanto, sonoridades originais. De forma complementar, este projeto também se propõe a observar a tecnologia do ponto de vista da necessidade de sua conservação. Sabemos que a tecnologia musical sofre contínua obsolescência. Seja com o desgaste de equipamentos ou mesmo com a necessidade de preservação do patrimônio imaterial – isto é, o ofício da composição musical com tecnologia –, a questão da preservação se mostra como discussão necessária hoje. Sendo assim, os questionamentos gerados por esta pesquisa serão direcionados também para ações educativas e de formação. Por fim, para viabilizar o projeto, planeja-se sua execução em equipe observando o cronograma de reuniões do grupo de pesquisa.

Integrantes: Felipe de Almeida Ribeiro (coordenador), Dániel Péter Biró, Rodolfo Coelho de Souza, Ricardo Thomasi, Clayton Mamedes, Flora Holderbaum, Charles Klippel Neimog, Antonio Rogério Spoladore Hurtado, Jaime Daniel Rojas Vargas, Sérgio Monteiro Freire, Fernando Kozu, Juan Diego Martínez Álvarez.

PROJETO #2 🇧🇷

Obsolescência tecnológica e de técnicas composicionais: a preservação do pensamento modular e analógico na composição de música eletroacústica digital
[Technological obsolescence and compositional techniques: the preservation of modular and analog thinking in the composition of digital electroacoustic music]

Instituição Proponente: Universidade Estadual do Paraná. Financiamento: Fundação Araucária

Descrição: A obsolescência na música eletroacústica tem acontecido tanto com o desgaste temporal do patrimônio material (mídias, instrumentos etc.) quanto com o patrimônio imaterial (prática de composição com meios eletroacústicos analógicos). Este último – o eventual desaprender da técnica perante as trocas de tecnologia – é o principal interesse de nossa pesquisa em preservação, documentação e fomento da música eletroacústica, seja ela para a elaboração de música de concerto ou para a música feita para cinema, dança, games etc. Trata-se, portanto, de um diferente entendimento das existentes iniciativas de preservação de tecnologias, pois focaremos em nosso projeto na preservação viva da prática composicional em ambiente analógico. No escopo da pesquisa, a prática de patching em sintetizadores analógicos, o pensamento composicional modular e a interatividade física com o hardware são objetos de estudos. Isto posto, prevemos inaugurar dentro do atual ambiente para síntese sonora do laboratório da IES (LaMuSA) um microambiente voltado para a preservação e estudo da prática composicional via síntese sonora analógica em específico, no intuito de documentar e (re)incorporar essas práticas sonoras na formação do compositor de hoje – tanto do ponto de vista histórico-documental quanto prático-artístico. Investigaremos as particularidades técnicas e procedimentos de patching em ambiente de síntese analógica – principalmente com o atual ressurgimento dos modulares Eurorack – e proporemos, paralelamente, a transferência deste conhecimento para as plataformas digitais da atualidade, em especial para o Pure Data e Max, que muito incorporaram desta prática do passado. Para tanto, fundamentaremos nossos estudos nas pesquisas de Daniel Teruggi, José Augusto Mannis, Ricardo Dal Farra, Rodolfo Coelho de Souza entre outros.

Integrantes: Felipe de Almeida Ribeiro (coordenador), Ricardo Thomasi, Flora Holderbaum, Charles Klippel Neimog, Antonio Rogério Spoladore Hurtado, Fernando Hiroki Kozu, Jaime Daniel Rojas Vargas.

PROJETO #3 🇧🇷

Tecnologias do timbre e pesquisa artística: noções de materialidade no espaço da performance e da criação musical
[Timbre technologies and artistic research: notions of materiality in the space of performance and musical creation]

Instituição Proponente: Universidade Estadual do Paraná.

Descrição: Pesquisa interdisciplinar cujo problema de estruturação abordado contextualiza-se no impacto das teorias da complexidade, dentre as quais residem as teorias das estruturas emergentes, sobre as ciências e as artes ao longo do século XX e XXI, sugerindo outras perspectivas sobre as noções de matéria, forma, organização e espaço. É uma abordagem que encontra consonância nos debates artísticos e musicais atuais, notadamente, a) nas perspectivas ecológicas das artes sonoras; b) em poéticas criativas influenciadas por modelos complexos; c) nas tecnologias contemporâneas de produção sonora vinculadas à uma abordagem ecossistêmica da performance e do trabalho artístico. Nesse sentido, sublinha-se o território das tecnologias do timbre enquanto espaço de investigação, entendendo-o como um conjunto de modelos científicos que atravessam a diversidade das práticas musicais em seus meios e modos de produção sonora e apreciação estética. Para tanto, tem-se adotado procedimentos experimentais de pesquisa baseados no modelo de ecossistemas artificiais, cuja fundamentação teórica encontra-se nas teorias de Gilbert Simondon, Ilya Prigogine, Tim Ingold e Milton Santos, com o objetivo de evidenciar relações na perspectiva das mídias e das materialidades enquanto constituintes dos objetos técnicos, culturais e meios associados.

Integrantes: Ricardo Thomasi (coordenador), Felipe de Almeida Ribeiro, Charles Klippel Neimog, Sergio Freire.

PROJETO #4 🇧🇷

Tecnologia e Eletrovocalidades: mapeamento e análise de obras de compositoras no Brasil e exterior no século XX/XXI
[Technology and Electrovocality: mapping and analysis of works by female composers in Brazil and abroad in the 20th/21st century]

Instituição Proponente: Universidade Estadual do Paraná. Financiamento: CAPES

Descrição: Partindo desta ideia de música “eletrovocal” (BOSSI, 2005; BOMA, 2013; MENDES, 2018; HOLMES, 2022), cuja ênfase está em obras para voz e suportes tecnológicos diversos, proponho o levantamento e análise de obras feitas por compositoras de música eletroacústica e eletrônica, com foco no Brasil, mas extendendo-se para duas artistas internacionais. A pesquisa sobre música eletrovocal aponta uma discussão tanto de cunho poético/estético,  sobre um contínuo entre eletrônica e voz, bem como sobre a autoralidade de processos poéticos, muitas vezes realizados em parcerias entre compositores e intérpretes que atuam em paralelo no processo composicional. O problema sobre a invisibilizarão de mulheres que atuam da linha de frente com música eletrônica e a diminuição de suas contribuições criativas, partindo da classificação da "intérprete” como um agente passivo na composição, é uma discussão atual neste campo recente de pesquisa, a partir da constatação de que muitas mulheres não receberam créditos em importantes trabalhos, cujo labor técnico e poético foi em grande parte executado por elas, como é o caso de Delia Derbyshire, com o tema da série "Doctor Hwo", de 1963, ou de Cathy Berberian e as peças "Sequenza 3", "Thema: Omaggio a Joyce" e "Visage",  que pesquisas recentes têm questionado como peças unicamente creditadas a Luciano Berio (KARANTONIS; PLACANICA, 1996; HOLMES, 2022). A metodologia segue três focos: um ciclo de conversas com compositoras convidadas; a proposição de uma disciplina sobre música eletroacústica e eletrovocalidades; e a discussão destes processos dentro do Núcleo Musica Nova. A proposta do projeto é pensar onde estão e quem são estas mulheres que trabalharam e trabalham com voz e tecnologia, conhecer suas produções e, a partir disso, elaborar artigos que proponham uma contextualização do papel destas compositoras. A intenção é também, traçar problemáticas de cunho poético, estético e social, que ressaltem a defasagem de audibilidade das poéticas de mulheres nesse meio tecnológico. A histórica falta de conferência de autoria e representatividade e a consequente desautorização técnica, frequentemente conferida a nós mulheres que manejamos e conhecemos procedimentos e equipamentos tecnológicos de forma autônoma e aprofundada, só parece ter um remédio quando esta autonomia cresce e quando, efetivamente, registramos nossas atividades, realizamos e divulgamos eventos em que somos autoras e executantes e, quando o fruto do que aprendemos e praticamos com estes equipamentos e estas tecnologias pode ser divulgado com a devida credibilidade.

Integrantes: Flora Holderbaum (coordenadora), Felipe de Almeida Ribeiro, Ricardo Thomasi.

PROJETO #5 🇧🇷

Composição musical a partir das análises simbólica e áudio com uso da tecnologia: um estudo de obras do repertório brasileiro de música mista
[Musical composition based on symbolic and audio analysis using technology: a study of works from the Brazilian mixed music repertoire]

Instituição Proponente: Universidade Federal do Paraná. Financiamento: Universidade Federal do Acre

Descrição: Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar de estudos sonoros utilizando recursos encontrados na literatura especializada sobre análise, tecnologia, computação musical e ferramentas computacionais auxiliares às práticas criativas. Duas frentes de trabalho atuarão de maneira integrada: a) análise de obras de um conjunto de compositores brasileiros e compositoras brasileiras dos Séculos XX e XXI e; b) criação de estudos composicionais nos quais serão testadas as hipóteses e a eficácia dos resultados obtidos anteriormente. As análises musicais serão realizadas em três etapas: 1) material bibliográfico encontrado na literatura especializada na área de análise musical e musicologia; 2) dados simbólicos musicais, descritos na partitura e 3) dados relativos às características acústicas, denominadas como descritores de áudio, extraídas de gravações sonoras com uso de ambientes computacionais. Tais procedimentos servirão de modelos e, a partir deles, serão elaboradas criações musicais.

Integrantes: Ivan Simurra (coordenador), Felipe de Almeida Ribeiro, Ricardo Thomasi, Charles Klippel Neimog, Sergio Freire.

GT6 ANPPOM

Ata do Grupo de Trabalho (GT) intitulado “Música(s) eletroacústica(s): mapeamento de estratégias de ensino-aprendizagem e levantamento de problemáticas atuais” coordenado pelos professores e pesquisadores Dr. Felipe de Almeida Ribeiro (Universidade Estadual do Paraná), Dr. Ricardo de Oliveira Thomasi (Universidade Estadual de Londrina), Dra. Flora Ferreira Holderbaum (Universidade do Estado de Santa Catarina), e Dr. Anselmo Guerra (Universidade Federal de Goiás).  Baixar PDF.

FacebookLinkYouTubeSoundCloudGitHubLinkInstagram