©Photo: Fernando Kozu

IMPULSI! é um colóquio que tem como objetivo reunir especialistas da área musical e discutir a questão da arte e do som como espaços de problematização tecnológica. O atual cenário que instiga artistas a explorarem tecnologias não é mais suficiente. Tornam-se simples consumidores de tecnologia, apertadores de botões, fenômeno já alertado por autores como Rodolfo Caesar com o termo “marca d'água” ou Denis Smalley e a ideia de “escuta tecnológica”. Por outro lado, vemos fenômeno similar ocorrer no âmbito da engenharia, com pesquisadores adentrando o universo musical sem, de fato, trazerem ideias artísticas. Há um certo binarismo ainda em voga, algo que muitos chamam de “modelo Ircam” (compositor e técnico compondo uma obra). O que queremos promover neste evento é um debate para diminuir a distância entre essas áreas, não para facilitar o aprendizado das expertises, mas para valorizar a interdependência existente entre arte e tecnologia, evitando uma evasão de responsabilidade sob alegação de “licença poética”. A música que buscamos discutir demanda abordagens específicas, pois ela existe com o artista assumindo tanto as funções de criador quanto de intérprete e construtor. E essas funções se diluem, nascendo um novo fenômeno: a obra musical se confunde com a construção do instrumento, que por sua vez é sempre reconfigurado para cada obra. Nessa perspectiva, apontamos as práticas de pesquisa artística como um importante aliado metodológico para nosso evento. A pesquisa baseada em arte geralmente envolve exploração criativa e experimentação. Portanto, ao enfocar arte e som como espaços de problematização tecnológica, o evento destaca a importância dos aspectos técnicos e estéticos da música para além da forma binária, proporcionando um espaço para reflexão crítica e colaboração no processo criativo por meio de tecnologias.

Impulsi! 2024
Entre 22-24 de novembro de 2024 – Curitiba, Brasil
[Mais informações em breve]

IMPULSI! is a colloquium that aims to bring together experts in the field of music and discuss the issue of art and sound as spaces for technological problematization. The current scenario that encourages artists to explore technology is no longer enough. They become simple consumers of technology, button pushers, a phenomenon already warned about by authors such as Rodolfo Caesar with the term “watermark” or Denis Smalley and the idea of “technological listening”. On the other hand, we see a similar phenomenon occurring in the field of engineering, with researchers entering the musical universe without actually bringing artistic ideas. There is a certain binarism still in vogue, something that many call the “Ircam model” (composer and technician composing a work). What we want to promote at this event is a debate to reduce the distance between these areas, not to facilitate the learning of expertise, but to value the interdependence that exists between art and technology, avoiding an evasion of responsibility on the grounds of “poetic license”.  The music we are trying to discuss requires specific approaches, because it exists with the artist taking on the roles of creator, interpreter and builder. And these roles are diluted, giving rise to a new phenomenon: the musical work is confused with the construction of the instrument, which in turn is always reconfigured for each work. From this perspective, we point to artistic research practices as an important methodological ally for our event. Art-based research generally involves creative exploration and experimentation. Therefore, by focusing on art and sound as spaces for technological problematization, the event highlights the importance of the technical and aesthetic aspects of music beyond the binary form, providing a space for critical reflection and collaboration in the creative process through technologies.

Impulsi! 2024
November 22-24, 2024 - Curitiba , Brazil
[More information soon]

FacebookLinkYouTubeSoundCloudGitHubLinkInstagram