AGENDA 2025
AGENDA 2025
6 e 7 de junho de 2025
PRESENCIAL (Curitiba PR)
A produção de música eletrônica com sintetizadores analógicos abrange uma vasta gama de gêneros musicais na atualidade, desde o House, Techno e Psytrance, até gêneros mais experimentais, amplamente valorizados no meio acadêmico. Seja em faixas voltadas para a pista de dança ou em instalações sonoras artísticas, o uso de sintetizadores e o profundo entendimento da síntese sonora são elementos essenciais para o processo criativo e produtivo dessas formas de arte. Compreender a síntese analógica não só aprimora a produção com equipamentos de hardware, mas também enriquece a utilização de softwares de síntese digital. Dessa forma, o conhecimento das técnicas de síntese analógica e digital se complementam, proporcionando uma visão mais ampla e uma abordagem mais criativa na produção musical. [mais clique aqui]
17 e 18/05/2025
PRESENCIAL (Curitiba PR)
Nesta oficina, os participantes construirão uma noisebox (caixa de ruídos) utilizando discos piezoelétricos como microfones de contato, explorando sua aplicação na captação e transformação sonora de objetos cotidianos. A noisebox é um instrumento musical novo, e pode ser usada para experimentação sonora, performance musical, composição eletroacústica e criação de paisagens sonoras incomuns. Serão apresentados os princípios que caracterizam a noisebox, seu contexto de surgimento e suas possibilidades musicais. Os participantes aprenderão noções básicas de soldagem, técnicas de microfonação com piezo, captação de sons de objetos cotidianos com microfones de contato e construção de instrumentos sonoros a partir de materiais não convencionais. Além da construção prática, os participantes terão uma introdução teórica à abertura da música para todos os sons no século XX, abordando conceitos e obras de Russolo, Varèse, Schaeffer e Cage, bem como a criação de novos instrumentos sonoros dentro da luteria experimental e da gambioluteria. [mais clique aqui]
29 de abril de 2025
PRESENCIAL (Curitiba PR)
22 a 27/04/2025
PRESENCIAL (Curitiba PR)
Em abril o curso de Composição e Regência da Unespar/Embap vai realizar uma oficina de “Sessão de Leitura” com o grupo TRIA, formado por Augusto Rodrigues de Andrade (contrabaixo acústico), Bruno Rogério de Oliveira (percussão) e Lucas Martins (flauta). Na ocasião, temos o prazer de anunciar que membros do grupo de pesquisa terão obras executadas: Lucas Mateus Silva e Ingrid Stein Fernandez da Silva (egressa do grupo). A oficina conta ainda com a presença dos professores Felipe Ribeiro e Márcio Steuernagel, membros do grupo de pesquisa.
https://drive.google.com/drive/folders/1sLRmf0AFlg0-Z4CYYIgI_cUGOkcL-cAM
16/04/2025
ONLINE
Ciclo de Conversas do Núcleo Música Nova com a palestra “Práticas performáticas do violoncelo em diálogo com a ecologia sonora do Pantanal” ministrada pelo Dr. William Teixeira (UFMS).
Quarta-feira, 16 de abril de 2025
Horário: 10:00 – 12:00
Inscrições via https://forms.gle/kRJWwjyWQtjNUosMA
02, 09 e 16 de abril de 2025
PRESENCIAL (Curitiba PR)
Curso de curta duração de introdução à síntese sonora e ao pensamento modular através do software VCV RACK. É voltado para músicos, artistas, estudantes, instrumentistas, pesquisadores e curiosos, sem necessidade de conhecimento prévio. O objetivo é apresentar a síntese sonora como um espaço de criação a partir do qual os estudantes dialogam com as sonoridades eletrônicas e com a realidade dos instrumentos digitais, lançando olhares críticos e criativos sobre a tradição musical e sobre a cultura digital da atualidade. [mais clique aqui]
21/03/2025 – 18h30
ONLINE
Com grande satisfação, anunciamos a presença da compositora e pesquisadora Marcela Laura Perrone no ciclo de conversas promovido no âmbito do pós-doutorado desenvolvido na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O encontro será realizado no dia 21 de março (sexta-feira), às 18h30, em formato online.
O ciclo, iniciado em 2024, esteve vinculado à disciplina Vozes, Compositoras e Música Eletroacústica e chega agora à sua etapa final. Para celebrar este momento de encerramento, convidamos Marcela para compartilhar reflexões sobre sua produção artística, suas pesquisas com compositoras argentinas e as intersecções entre criação, gênero e sexualidade na academia latino-americana.
O projeto conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Música da Unespar (PPGMUS), da CAPES (bolsa Capes/Brasil), supervisão do Prof. Dr. Felipe de Almeida Ribeiro, e parceria com o Núcleo Música Nova.
Inscrições pelo e-mail: florafh2@gmail.com
O link para acesso será enviado aos inscritos.
Sobre a convidada
Marcela Laura Perrone é compositora, letrista, arranjadora, instrumentista e docente nas áreas de Harmonia, Contraponto e Morfologia Musical. Graduada em Composição pela Facultad de Artes da UNLP, é mestre em Música pelo PPGM-UNIRIO (2010, com bolsa CAPES) e doutoranda em História e Teoria das Artes na Universidad de Buenos Aires (UBA).
Foi compositora residente no Laboratório de Pesquisa e Produção Musical (LIPM-CCR, Buenos Aires) e no EME-IVL da UNIRIO. Estudou piano e percussão latino-americana, e desenvolve projetos transdisciplinares com ênfase em estudos de gênero e criação musical. Participa regularmente de conferências e festivais na América Latina e é colaboradora do projeto Women, Gender, and Sexuality do Grove Music Online (Oxford Music). É também integrante da Red de Compositoras Latinoamericanas (redcLa).
Mais informações: https://linktr.ee/marcelalauraperrone
23 a 31/01/2025 – 42ª Oficina de Música de Curitiba
PRESENCIAL (Curitiba PR)
A Oficina de Composição destina-se a compositoras e compositores já iniciados na composição musical, preferencialmente em fase avançada de formação, que queiram aprimorar sua técnica e reflexão estética trabalhando com um ensemble residente especializado em música nova, sob a orientação de um professor e regente com formação e experiência internacional em música contemporânea, dentro de uma proposta artística que unifica e norteia o curso e o concerto de encerramento. Para a Oficina de Música 2025, o convite é para a composição coletiva de uma única obra inédita, a partir de ideias e materiais trazidas pelos alunos ativos, sob a orientação e supervisão do Prof. Márcio Steuernagel, de acordo com diretrizes específicas definidas na Proposta Artística (documento em anexo). Para este fim, os alunos selecionados deverão criar e desenvolver materiais inéditas (ou modificar obras já existentes) criados para o Ensemble Móbile, nos meses anteriores ao curso, e finalizados durante a Oficina de Música de Curitiba.
https://aluno-oficinademusica.curitiba.pr.gov.br/cursos/detalhes-curso/1654