Nesta seção, você encontrará informações detalhadas sobre os projetos de pesquisa em andamento no Núcleo Música Nova. Nossos projetos exploram diversas abordagens da Música Experimental Contemporânea, promovendo diálogos entre criação artística, reflexão acadêmica e inovação tecnológica.
A partir dessas pesquisas, organizamos encontros online, grupos de estudo e outras atividades que incentivam o compartilhamento de ideias e o desenvolvimento de novas perspectivas musicais.
Se você tem interesse em participar de nossas iniciativas e contribuir com o grupo, entre em contato conosco pelo e-mail nucleomusicanova@gmail.com. Estamos sempre abertos a novas parcerias e colaborações!
Instituição Proponente: Universidade Estadual do Paraná. Financiamento: Fundação Araucária
Descrição: O projeto BiA – Biblioteca para Acústica Musical tem como objetivo expandir uma biblioteca de patches interativos voltados para a acústica musical e síntese sonora, tornando-a acessível em múltiplos ambientes digitais, incluindo Pure Data, VCV Rack, Max e navegadores web. A iniciativa visa integrar conceitos fundamentais da acústica musical—como propriedades do som, afinação, microtonalidade, psicoacústica, acústica de salas e timbre—a contextos criativos e educacionais. A BiA já existe em ambiente Pure Data, desenvolvida pelo pesquisador no âmbito do Núcleo Música Nova. O projeto busca ampliar sua aplicabilidade e acessibilidade, disponibilizando os patches gratuitamente para download e uso online, utilizando ferramentas como PD4WEB, Cardinal e RNBO. As etapas do projeto incluem revisão bibliográfica, desenvolvimento dos patches, testes colaborativos com músicos e educadores, disponibilização gratuita dos recursos e produção de materiais didáticos, como tutoriais e vídeos explicativos. O impacto esperado envolve a disseminação do conhecimento em acústica musical, a integração da tecnologia ao ensino da música e a criação de recursos acessíveis para músicos e pesquisadores. Além do uso em disciplinas de Acústica Musical e Música Eletroacústica na UNESPAR, o projeto pretende alcançar estudantes do ensino médio, ampliar o acesso a ferramentas de computação musical e contribuir para a pesquisa acadêmica por meio de publicações e workshops.
https://prppg.unespar.edu.br/pesquisa/editais/2025-apoio-a-pesquisa-basica-e-aplicada-1/edital-016-2025-prppg-unespar.pdf
Instituição Proponente: Universidade Estadual do Paraná. Financiador: CNPq (Processo n°: 409750/2021-2)
Descrição: No repertório musical atual, há uma pluralidade de obras que fazem uso de diversificadas práticas composicionais com suporte tecnológico. O âmbito de nosso estudo se concentrará em responder ao seguinte problema: “Como a tecnologia afetou (e tem afetado) a linguagem musical nas últimas décadas?” Por meio de investigações sobre processos tecnológicos de geração sonora e análises musicais de obras selecionadas do repertório da atualidade, nos colocamos a tarefa de elucidar como a tecnologia impacta a composição musical. Ao invés de analisar somente a perspectiva composicional dos compositores em determinadas obras – suas decisões e estratégias –, assumimos o olhar da máquina. Seja com o emprego de softwares de síntese sonora e controle de áudio, de sintetizadores analógicos ou digitais, ou ainda com mecanismos de inteligência artificial, entre outros, entendemos que há uma forte interdependência entre técnica e poética cuja maior compreensão pode contribuir, tanto para fomentar a criação musical, como para o desenvolvimento de novas ferramentas de áudio. Dessa forma, ao se conscientizar da não neutralidade da técnica e do equipamento empregados, os compositores assumem uma distância crítica, na qual podem exercitar o distanciamento com o excessivamente familiar e conceberem, portanto, sonoridades originais. De forma complementar, este projeto também se propõe a observar a tecnologia do ponto de vista da necessidade de sua conservação. Sabemos que a tecnologia musical sofre contínua obsolescência. Seja com o desgaste de equipamentos ou mesmo com a necessidade de preservação do patrimônio imaterial – isto é, o ofício da composição musical com tecnologia –, a questão da preservação se mostra como discussão necessária hoje. Sendo assim, os questionamentos gerados por esta pesquisa serão direcionados também para ações educativas e de formação. Por fim, para viabilizar o projeto, planeja-se sua execução em equipe observando o cronograma de reuniões do grupo de pesquisa.
Integrantes: Felipe de Almeida Ribeiro (coordenador), Dániel Péter Biró, Rodolfo Coelho de Souza, Ricardo Thomasi, Clayton Mamedes, Flora Holderbaum, Charles Klippel Neimog, Antonio Rogério Spoladore Hurtado, Jaime Daniel Rojas Vargas, Sérgio Monteiro Freire, Fernando Kozu, Juan Diego Martínez Álvarez.
Instituição Proponente: Universidade Federal do Paraná. Financiamento: Universidade Federal do Acre
Descrição: Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar de estudos sonoros utilizando recursos encontrados na literatura especializada sobre análise, tecnologia, computação musical e ferramentas computacionais auxiliares às práticas criativas. Duas frentes de trabalho atuarão de maneira integrada: a) análise de obras de um conjunto de compositores brasileiros e compositoras brasileiras dos Séculos XX e XXI e; b) criação de estudos composicionais nos quais serão testadas as hipóteses e a eficácia dos resultados obtidos anteriormente. As análises musicais serão realizadas em três etapas: 1) material bibliográfico encontrado na literatura especializada na área de análise musical e musicologia; 2) dados simbólicos musicais, descritos na partitura e 3) dados relativos às características acústicas, denominadas como descritores de áudio, extraídas de gravações sonoras com uso de ambientes computacionais. Tais procedimentos servirão de modelos e, a partir deles, serão elaboradas criações musicais.
Integrantes: Ivan Simurra (coordenador), Felipe de Almeida Ribeiro, Ricardo Thomasi, Charles Klippel Neimog, Sergio Freire.