NEIMOG, C. K.. Criação Mediada Tecnologicamente: O Fast Fourier Transform. In: BRAGAGNOLO, B.; SANTOS, E.; CARNEIRO, M.; MIRANDA, S. (Org.). Pesquisa em Arte, Mídias e Tecnologia: Ampliando Fronteiras. 1. ed. Rio Branco: Strictu Senso Editora, 2022, p. 63-74. ISBN: 9786586283.
NEIMOG, C. K.. OM-CKN | Biblioteca para compreensão de processos composicionais digitais. 2021. Programa de computador sem registro.
NEIMOG, C. K.. OM-JI - Biblioteca para OpenMusic (IRCAM). Disponível em: https://openmusic-project.github.io/libraries. 2020.
NEIMOG, C. K.. OM-py - Biblioteca que permite usar Python como objetos do OpenMusic. 2022. Programa de computador sem registro.
NEIMOG, C. K.. Organizing just intonation pitches through Xenakis’ Sieves and Wilson’s CPS. In: GEORGAKI, A.; SOLOMOS, M.; ANDREOPOULOU, A.; EXARCHOS, D.; KIOURTSOGLOU, E.; STEINHAUER, I. (Org.). Centenary International Symposium XENAKIS 22: Lectures Workshops Concerts. 1. ed. Athens: Kostarakis Scientific, 2022, p. 24-32. ISBN: 9786188187160.
RIBEIRO, F. A.; MAMEDES, C.; GERALDO, P. S.. BiA: a digital library for music and acoustics. In: PdCon16~ | 5th International Pure Data Convention, 2016, New York. PdCon16~ | 5th International Pure Data Convention. New York, 2016. p. 110-114.
RIBEIRO, F. A.; NEIMOG, C. K.. Impasses no uso de estruturas microtonais na composição eletroacústica. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 26, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2020c2615. Acesso em: 24 fev. 2025.
RIBEIRO, F. A.; THOMASI, R.; NEIMOG, C. K.. Três patches em VCV Rack para criação musical: a experiência com o sintetizador modular na aprendizagem e descoberta sonora. In: OLIVEIRA JÚNIOR, E. S.; GRAS, G. E.; ZOMER, A. L. C.; VITALE, C. H. (Org.). Novos Horizontes Musicais – Tecnologia, Criatividade e Educação. 1. ed. Belém: EMUFPA, 2024, p. 1-270.
RIBEIRO, F. A.; THOMASI, R.. Mapping Out the Origins of Electroacoustic Music Studios in Brazil. Computer Music Journal (Online), v. 46, p. 1-30, 2023. Disponível em: https://direct.mit.edu/comj/article-abstract/doi/10.1162/comj_a_00639/115134/Mapping-Out-the-Origins-of-Electroacoustic-Music. Acesso em: 24 fev. 2025.
RIBEIRO, F. A.. Being the other: defamiliarization processes in musical composition. Música Hodie, v. 23, p. 1-33, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/73322. Acesso em: 24 fev. 2025.
RIBEIRO, F. A.. Musings on the Democratic Potential of Fixed-Media electroacoustic music. In: Electroacoustic Music Studies Network Conference, 2018, Florence. Proceedings of the Electroacoustic Music Studies Network Conference. Florence: EMS network, 2018. p. 1-8.
RIBEIRO, F. A.. O impacto dos sintetizadores no processo composicional. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 24, p. 167, 2018.
RIBEIRO, F. A.. O violão quimérico: obras não-idiossincráticas. In: VI Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP, 2013, Curitiba. Anais do VI Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP. Curitiba: ArtEmbap, 2013.
RIBEIRO, F. A.. Softwares para Composição com Quartos-de-tom. In: IV Fórum de Pesquisa Científica em Arte, 2005, Curitiba. Anais - Fórum de Pesquisa Científica em Arte (Online), 2005.
RIBEIRO, F. A.. The emancipation of referentiality through the use of microsounds and electronics in the music of Luigi Nono. Emille: The Journal of the Korean Electro-Acoustic Music Society, v. 12, p. 49, 2014. Disponível em: http://keams.org/emille/emille/emille_12/1-7_Ribeiro.html. Acesso em: 24 fev. 2025.
THOMASI, RICARDO. O. A escuta como instrumento de pesquisa: o caso do Estudo Ecos. In: XXXII Congresso da ANPPOM, 2022, Natal. Anais do XXXII Congresso da ANPPOM, 2022. Disponível em: https://anppom.org.br. Acesso em: 24 fev. 2025.
THOMASI, RICARDO. O. A função multidisciplinar do compositor eletroacústico: uma abordagem operacional. Revista Vórtex, v. 4 (2), p. 1-9, 2016. Disponível em: http://vortex.unespar.edu.br/thomasi_v4_n2.pdf. Acesso em: 24 fev. 2025.
THOMASI, RICARDO. O. A poética eletroacústica no audiovisual: breve análise sobre Bernard Parmegiani. In: Seminário Nacional Cinema em Perspectiva, 2014, Curitiba. Anais do Seminário Nacional Cinema em Perspectiva, 2014.
THOMASI, RICARDO. O. Ecos n.1, Para eletrônica ao vivo e ambiente retroalimentado. In: Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (Ubimus 2018), 2018, São João del Rei. Anais do Workshop em Música Ubíqua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop, 2018.
THOMASI, RICARDO. O. From Audible to Visible Ecosystems: Emergence by Modeling and the Metastable Equilibrium Problem. In: UbiMus23: International Symposium on Ubiquitous Music, 2023, Derry/Londonderry. Proceedings of UbiMus23: International Symposium on Ubiquitous Music, 2023.
THOMASI, RICARDO. O. Instrumentos espaciais e performance musical ecossistêmica. Apresentação de Trabalho/Comunicação. Seminários LATM 2023: Produção Sonora 3D no Audiovisual e Artes Imersivas, Auditório Vermelho, EACH/USP, São Paulo, 2023.
THOMASI, RICARDO. O. Moving Along Sound Spectra: An Experiment with Feedback Loop Topologies and Audible Ecosystems. In: International Computer Music Conference, 2021, Santiago. Proceedings of the International Computer Music Conference 2021, 2021. Disponível em: http://icmc2021.org. Acesso em: 24 fev. 2025.
THOMASI, RICARDO. O. Patterns of emergence and feedback topology in Ecos Study. ECHO, a Journal of Music, Thought and Technology, v. 1, p. 12, 2022. Disponível em: https://www.orpheusinstituut.be. Acesso em: 24 fev. 2025.
THOMASI, RICARDO. O. Patterns of emergence: Musical form over feedback. In: Electroacoustic Music Studies Network, 2021, De Monfort. Proceedings of the Electroacoustic Music Studies Network 2021, 2021. Disponível em: http://www.ems-network.org. Acesso em: 24 fev. 2025.
THOMASI, RICARDO. O. Sound feedback control model for live electronic performance in the Ecos Study. Revista Vórtex, v. 9, p. 1-22, 2021. Disponível em: http://vortex.unespar.edu.br. Acesso em: 24 fev. 2025.