Descrição: O GE FEME (Forma, Estética e Metafísicas das Escutas) tem como objetivo realizar hermenêuticas críticas de textos musicológicos — abrangendo áreas como sociologia da música, etnomusicologia, psicologia da música e estética — bem como de ensaios filosóficos ou artísticos, articulando-os por meio de práticas de intertextualidade que conectem e inferem metafísicas das escutas, investigações sobre estratégias de composição para a atualização de tais metafísicas e procedimentos de análise musical.
Propomos iniciar com a leitura da *A Origem da Obra de Arte*, de Martin Heidegger. O texto introduz os conceitos de Lichtung (clareação-revelação), Zuhandenheit (à mão; uso instrumental) e Vorhandenheit (presentação/ser diante de si/des-uso) para tratar da diferença entre o que Heidegger entende por objeto estético e objeto funcional. A finalidade é refletir sobre esses conceitos a partir da perspectiva da forma musical, isto é, das condições formais que determinam a maneira pela qual um objeto se apresenta como estético ou como funcional.
Encontros online, quizenalmente, durante 2º semestre de 2025.
Coordenação: Charles Neimog, Kino Lopes.