Bem-vindo à página de oferta de oficinas dentro do Ciclo de Ações do Núcleo. Aqui, você encontrará uma gama diversificada de atividades educacionais criadas para explorar tópicos em áudio, tecnologia, assim como criação sonora. Não importa se você é um músico experiente ou um iniciante curioso, nossas sessões oferecem um espaço inclusivo que promove o aprendizado individual e colaborativo. Todas atividades gratuitas e com certificação. Vagas limitadas. Inscreva-se já e garanta sua vaga!
6 e 7 de junho de 2025
PRESENCIAL (Curitiba PR) | Com certificação
A produção de música eletrônica com sintetizadores analógicos abrange uma vasta gama de gêneros musicais na atualidade, desde o House, Techno e Psytrance, até gêneros mais experimentais, amplamente valorizados no meio acadêmico. Seja em faixas voltadas para a pista de dança ou em instalações sonoras artísticas, o uso de sintetizadores e o profundo entendimento da síntese sonora são elementos essenciais para o processo criativo e produtivo dessas formas de arte.
Compreender a síntese analógica não só aprimora a produção com equipamentos de hardware, mas também enriquece a utilização de softwares de síntese digital. Dessa forma, o conhecimento das técnicas de síntese analógica e digital se complementam, proporcionando uma visão mais ampla e uma abordagem mais criativa na produção musical.
Público Alvo: DJs, artistas de música eletrônica e demais interessados.
Local: Laboratório de Música, Sonologia e Áudio (LaMuSA)
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 131, Curitiba, PR
Ministrante: Lucas C. Chagas
Datas: 6 e 7 de junho de 2025
Horário: Das 14h00 às 17h00
Inscrições: [em breve]
Vagas: 10
Cronograma
Dia 1: Introdução à síntese sonora:
● Breve histórico sobre sintetizadores e música eletrônica ( HOUSE E TECHNO).
● Módulos e interface de sintetizadores.
● Tipos de síntese e patchin.
Dia 2: Produção Musical em DAW:
● Configuração e integração de sintetizadores analógicos com a DAW.
● Criação de sequências e manipulação de sons.
● Entendendo softwares de síntese ( operator e serum ).
● Experimentação de timbres característicos e jam session.
Realização: Grupo de Pesquisa Núcleo Música Nova – Ciclo de Ações
17 e 18 de maio de 2025
PRESENCIAL (Curitiba PR) | Com certificação
Nesta oficina, os participantes construirão uma noisebox (caixa de ruídos) utilizando discos piezoelétricos como microfones de contato, explorando sua aplicação na captação e transformação sonora de objetos cotidianos. A noisebox é um instrumento musical novo, e pode ser usada para experimentação sonora, performance musical, composição eletroacústica e criação de paisagens sonoras incomuns. Serão apresentados os princípios que caracterizam a noisebox, seu contexto de surgimento e suas possibilidades musicais. Os participantes aprenderão noções básicas de soldagem, técnicas de microfonação com piezo, captação de sons de objetos cotidianos com microfones de contato e construção de instrumentos sonoros a partir de materiais não convencionais. Além da construção prática, os participantes terão uma introdução teórica à abertura da música para todos os sons no século XX, abordando conceitos e obras de Russolo, Varèse, Schaeffer e Cage, bem como a criação de novos instrumentos sonoros dentro da luteria experimental e da gambioluteria.
Público Alvo: Este curso é voltado para músicos e artistas interessados na exploração das possibilidades sonoras na música, nas artes performáticas, como dança e teatro, e no audiovisual. Não é preciso conhecimentos prévios em música e nem em construção de instrumentos. Todo material será fornecido.
Local: Laboratório de Música, Sonologia e Áudio (LaMuSA)
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 131, Curitiba, PR
Ministrante: Fabio Cadore
Datas: 17 e 18 de maio de 2025
Horário: Das 14h00 às 17h00
Inscrições: https://forms.gle/q9SHKsW7rNLZCAsQ7
Vagas: 15
Cronograma
Dia 1: Apresentação da Noisebox em seu contexto histórico e estético e em relação ao pensamento musical do século XX. Prática exploratória da noisebox em grupo. Possibilidades de transformação dos sons com pedais de efeito e softwares.
Dia 2: Como construir um microfone de contato de baixo custo. Idéias para construção de uma noisebox. Noções de soldagem. Construindo instrumentos sonoros com objetos do cotidiano.
Realização: Grupo de Pesquisa Núcleo Música Nova – Ciclo de Ações
02, 09 e 16 de abril de 2025
PRESENCIAL (Curitiba PR) | Com certificação
Curso de curta duração de introdução à síntese sonora e ao pensamento modular através do software VCV RACK. É voltado para músicos, artistas, estudantes, instrumentistas, pesquisadores e curiosos, sem necessidade de conhecimento prévio. O objetivo é apresentar a síntese sonora como um espaço de criação a partir do qual os estudantes dialogam com as sonoridades eletrônicas e com a realidade dos instrumentos digitais, lançando olhares críticos e criativos sobre a tradição musical e sobre a cultura digital da atualidade.
Público alvo: interessados no universo da síntese sonora e da música eletrônica.
Datas: 02, 09 e 16 de abril de 2025
Horário: 14h00 às 16h00
Local: Laboratório de Música, Sonologia e Áudio (LaMuSA)
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 131, Curitiba, PR
Turma: 15 vagas
Inscrições: https://forms.gle/9J7cuXije8YhhoW78
Ministrante: Dr. Ricardo Thomasi
Cronograma:
Dia 1 (02.04): Introdução ao tema; configurações e interface do VCV Rack; principais módulos e funções;
Dia 2 (09.04): Lógica de sinais: moduladores, modificadores e geradores;
Dia 3 (16.04): Tópicos sobre música gerativa e controle de sinais
Observações:
1. A presença nos três dias é requisito para obtenção de certificado.
2. Os participantes precisam levar computadores com o software VCV Rack instalado, disponível em: https://vcvrack.com/Rack. Serão utilizados apenas os módulos nativos da versão gratuita.
3. Serão fornecidos patches de estudo e material complementar.
Realização: Grupo de Pesquisa Núcleo Música Nova – Ciclo de Ações
25-26 de novembro de 2024
ONLINE
Descubra como rodar patches de PureData diretamente em navegadores web (celular e computadores) com pd4web sem a necessidade de programação além do seu próprio patch. Apresentaremos pd4web, ferramenta que facilita a integração de obras mistas, criações sonoras interativas e audiovisuais ao ambiente online assim como o passo a passo para fazer o upload do website e deixá-lo disponível online. Este curso introdutório é ideal para compositores(as) e artistas interessados(as) em som e música interativa e que já possuem alguma experiência com Pd ou Max. Alguns exemplos:
https://charlesneimog.github.io/Algorithm-Music/Piece-I
https://charlesneimog.github.io/Pandemonio
https://charlesneimog.github.io/pd4web/tests/OScofo
Datas: 25-26 de novembro de 2024
Horário: Das 18h30 às 20h00
Inscrições: https://www.even3.com.br/pd4web/
Ministrante: Charles K. Neimog
[múltiplas datas – verificar data e horário de cada turma abaixo]
PRESENCIAL (Curitiba PR)
Explore o mundo da gravação de áudio portátil com este curso introdutório, ideal para pesquisadores e entusiastas da música e tecnologia. Aprenda a capturar sons com qualidade em entrevistas, ambientes, concertos e muito mais. A oficina será realizada no Laboratório de Música, Sonologia e Áudio (LaMuSA), oferecendo toda a infraestrutura e equipamentos necessários. Se preferir, você também pode trazer seu próprio gravador portátil ou celular. Não perca a chance de aprimorar suas habilidades técnicas em gravação de campo!
Local: Laboratório de Música, Sonologia e Áudio (LaMuSA)
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 131, Curitiba, PR
Ministrante: Dr. Felipe de Almeida Ribeiro
Material: [apenas para alunos da oficina]
3ª Turma
Datas: 11-12-13 de dezembro de 2024
Horário: Das 14h00 às 17h00
Inscrições: ENCERRADAS
2ª Turma
Datas: 6-7-8 de novembro de 2024
Horário: Das 09h00 às 12h00
Inscrições: ENCERRADAS
1ª Turma
Datas: 21, 23 e 24 de outubro de 2024
Horário: Das 09h00 às 12h00
Inscrições: ENCERRADAS
Cronograma
Dia 1: Acústica básica; Noções básicas de áudio digital; Prática com gravadores portáteis.
Dia 2: Noções básicas sobre microfones; Técnicas de Posicionamento de Microfone; Gravação em campo.
Dia 3: Gravação de campo; Noções básicas de pós-produção.
Realização: Grupo de Pesquisa Núcleo Música Nova – Ciclo de Ações
Datas: 16, 17, 18 de setembro de 2024
ONLINE
Curso de curta duração de introdução à síntese sonora e ao pensamento modular através do software VCV RACK. É voltado para músicos, artistas, estudantes, instrumentistas, pesquisadores e curiosos, sem necessidade de conhecimento prévio. O objetivo é apresentar a síntese sonora como um espaço de criação a partir do qual os estudantes conseguirão dialogar com as sonoridades eletrônicas e com a realidade dos instrumentos digitais, lançando olhares críticos e criativos sobre a tradição musical e sobre a cultura digital da atualidade.
Datas: 16, 17, 18 de setembro de 2024
Turma: 10 vagas
Horário: 18h00 - 21h00
Local: ONLINE
Inscrições: ENCERRADAS
Ministrante: Dr. Ricardo Thomasi
Cronograma:
Patch 1 (16.09): introdução ao tema; configurações e interface do VCV Rack; principais módulos e funções;
Patch 2 (17.09): Lógica de sinais: moduladores, modificadores e geradores;
Patch 3 (18.09): tópicos sobre música gerativa e controle de sinais
Serão fornecidos patches de estudo e material complementar.
Será requerido do aluno trabalho de conclusão e média de frequência para obtenção de certificado.
Requisitos para participação: conexão à internet, computador com vcv rack instalado. https://vcvrack.com/Rack
Realização: Grupo de Pesquisa Núcleo Música Nova – Ciclo de Ações