A cartilha é um material de apoio momentâneo e descartável, no intuito de iniciar o estudante a um pensamento criativo a partir da síntese sonora. A ideia surgiu ao longo das oficinas propostas pelo projeto Carava da Síntese Sonora (Núcleo Música Nova/Unespar). Sua aplicação visa públicos diversos e heterogêneos. Os instrumentos acessíveis via QR code são oferecidos como recurso didático complementar, possibilitando a experimentação individual com smartphones e navegadores web. A proposta de aplicação da cartilha envolve dois momentos complementares.
Momento 1: oficina introdutória à síntese sonora, presencial, na qual os estudantes têm acesso a experiências diretas com sintetizadores em hardware, de modo a estabelecer relações entre o toque físico e a escuta. Em uma segunda parte da oficina a cartilha é apresentada como um suporte para o estudo das funções básicas de cada módulo e da ideia de patching, partindo da premissa de que resultados sonoros complexos podem ser obtidos pela correlação entre funções simples entre os módulos.
Momento 2: após a oficina o estudante continua seus estudos individualmente através da cartilha, exercícios propostos e instrumentos disponíveis virtualmente. Uma vez que as técnicas expostas na cartilha são comuns a todos os sintetizadores, o aluno conseguirá migrar para instrumentos mais robustos com facilidade.
O modelo de cartilha apresentado atualmente é um protótipo e um recorte dentre outros conteúdos em desenvolvimento nesta metodologia. Os instrumentos virtuais complementares são desenvolvidos a partir do software Pure Data e traduzidos para web assembly com o software pd4web, ambos gratuitos e de código aberto. As representações simbólicas utilizadas para as funções dos módulos são disponibilizadas gratuitamente por PatchAndTweak.
Ficha técnica:
Desenvolvimento didático e metodológico: Dr. Ricardo Thomasi
Implementação de instrumentos virtuais em navegadores web: Dr. Charles Neimog
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